Novo estudo confirma superioridade da gestão pública

      Comentários fechados em Novo estudo confirma superioridade da gestão pública
NÃO À LIBERALIZAÇÃO DA ÁGUA

Um novo estudo analisa a gestão da água em seis países europeus (Áustria, Alemanha, Hungria, França, Portugal, Reino Unido), e demonstra que os serviços públicos não ficam aquém dos privados. Pelo contrário, em diversos aspectos, apresentam melhores resultados.

Promovido e apresentado num debate realizado pela Câmara Austríaca de Trabalho – escritório de Bruxelas (https://www.akeuropa.eu/ak-europa-no-liberalisation-water-supply), o documento salienta que a Comissão Europeia é obrigada a apresentar um relatório sobre a Diretiva Concessões e a sua implementação até Abril de 2019, facto que pode ser aproveitado para pôr em causa a excepção actualmente garantida aos sistemas de abastecimento de água e saneamento.

Neste âmbito, o estudo assinala que em 2011, a Comissão Europeia havia argumentado a favor de concursos obrigatórios para concessões em alguns sectores. O argumento tinha sido um aumento na eficiência de supostamente 10-30%. No entanto, como se comprova em relação à grande parte da empresas privadas de água na Inglaterra, verifica-se que quase nenhum reinvestimento foi feito e que os salários dos trabalhadores não foram aumentados; pelo contrário, 97% dos lucros após impostos foram distribuídos aos accionistas. Isso também se refletiu na dívida das empresas. Em sentido inverso, no País de Gales, após a renacionalização, a dívida foi gradualmente reduzida.

O documento aborda ainda os fenómenos de financeirização (investidores, modelos de negócio, etc) as suas consequências e os desenvolvimentos actuais como a remunicipalização dos serviços de água e saneamento, como é o caso de Mafra, no nosso país.

Ainda relativamente a Portugal, os autores referem que entidades controladas publicamente têm preços mais baixos do que as empresas privadas, o que está relacionado com custos mais baixos.

A qualidade da água também é melhor em empresas municipais do que no caso de empresas privadas, o que contradiz o paradigma da “nova gestão pública”.

Acresce que os contratos de concessão beneficiam unilateralmente as empresas privadas em detrimento dos municípios, situação particularmente prejudicial no caso dos concelhos mais pequenos.

Ver estudo

Ver apresentação