Movimento Europeu da Água reúne em Lisboa

      Comentários fechados em Movimento Europeu da Água reúne em Lisboa

ENCONTRO JUNTA 23 REPRESENTANTES DE NOVE PAÍSES

O «Movimento Europeu da Água» http://www.europeanwater.org, reúne em Lisboa, na sede nacional do STAL, entre os dias 29 Junho e 1 de Julho. Esta reunião, que ocorre pela primeira vez no nosso país, junta cerca de 23 representantes de nove países, incluindo Portugal.
[download id=”271″]

Na agenda de trabalhos consta a realização, na sexta-feira, 29, pelas 17h, de um encontro da Coordenadora do Movimento Europeu com a Comissão Promotora da campanha «Água é de todos» http://www.aguadetodos.com), responsável pelo lançamento da iniciativa legislativa de cidadãos, «Pelos direitos individuais e comuns à água», e outras entidades subscritoras do Manifesto da campanha.

No sábado, 30, os trabalhos iniciam-se pelas 9h30, com um balanço sobre as políticas da água em cada país.

À tarde estão previstas intervenções de Pablo Sanchez, da Federação Sindical Europeia de Serviços Públicos (promotora da iniciativa de cidadania europeia «A água é um direito humano»), e de Pablo Sanchez, da « Food and water watch Europe», sobre a política da água na União Europeia (processo de revisão da directiva quadro e directiva da água potável), Thierry Uso, da organização francesa Eau Secours, abordará as implicações dos acordos de livre comércio no sector da água. Serão ainda discutidas as iniciativas a levar a cabo em cada país em datas simbólicas, designadamente no Dia Mundial da Água, 22 de Março, e no Dia Mundial dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro.

O Encontro termina no domingo, 1 de Julho, com uma reflexão sobre a organização do movimento e os passos a dar no futuro.

O Movimento Europeu da Água é uma rede aberta, inclusiva e pluralista, cujo objectivo é consagrar a água como um bem comum e um direito fundamental universal e lutar contra a privatização e mercantilização deste bem vital, defendendo a gestão pública e comunitária da água, baseada na participação democrática dos cidadãos e trabalhadores.