«Até à última gota, A Guerra Secreta da Água na Europa»

      Comentários fechados em «Até à última gota, A Guerra Secreta da Água na Europa»

A água é um direito humano e um bem comum. Mas também é um dos principais focos de empresas transnacionais que desejam lucrar com esse recurso escasso. A luta para defender a água pública está agora exposta no novo documentário «Up to the Last Drop: The Secret Water War in Europe» – “Até à última gota – a guerra secreta da água na Europa”.

Durante décadas, as empresas têm pressionado a privatização dos serviços públicos, incluindo da água. Na Europa, várias tentativas apoiadas pela Comissão Europeia foram lançadas desde a onda neoliberal dos anos 90. Ainda hoje, alguns dos países afetados pela crise de austeridade – Irlanda, Grécia, Portugal – resistem à privatização da água. A água esteve na mesa de negociação da nova onda de acordos de livre comércio como TTIP e TISA, e está incluída no CETA, que contém várias disposições que colocam a gestão pública da água e os recursos hídricos sob o comércio internacional e os mecanismos de investimento.

A luta contra a privatização é exposta pelo realizador grego Yorgos Avgeropoulos, neste novo filme, que segue o dinheiro e os interesses das multinacionais durante um período de quatro anos em treze cidades de seis países da UE, incluindo Portugal.

Segundo os autores, “é um filme documental sobre a água que reflecte os valores europeus contemporâneos e a qualidade da democracia europeia”.

Este é um filme imprescindível para entender a atual União Europeia e as lutas e movimentos em defesa da água.

O filme, legendado em francês, pode ser visto sem custos, até 20 de Dezembro, aqui

Todas as informações sobre o filme podem ser encontradas em http://www.uptothelastdrop.com/

Saudações e Boas Festas,
A Campanha Água é de todos